O jogo está atualmente com uma demo bem completa disponível na Steam. Foi feito pela desenvolvedora indie Tacty Studio. Na nossa Análise de Drive Beyond Horizons iremos dizer um pouco de como é o jogo atualmente, o que você pode fazer e o que esperar dele no futuro.
Trailer
Inspiração
O jogo é muito parecido com o jogo A Dusty Trip vindo do Roblox ou então com o The Long Drive presente na Steam, O conceito é muito parecido entre os jogos o que muda da água para o vinho é que um deles é bem mais “simples” porem com mais conteúdo no caso do A Dusty Trip, pois ele teve muito mais tempo de desenvolvimento, no caso do The Long Drive ele quase conseguiu entregar o esperado, porém faltou em alguns aspectos que o Drive Beyond Horizons já entregou de primeira como a função multiplayer que logo de cara já dá para aproveitar com seus amigos.
Ambiente
O Drive Beyond Horizons se passa em um ambiente árido onde você dirige sem destino aparente enquanto precisa manter suas necessidades básicas e também precisa manter o seu carro. O jogo faz um bom trabalho com a sua imersão, com os cenários bem feitos e pelo que ele se propõe a fazer.
Este jogo tem algumas mudanças no ambiente, como mudanças no clima como quando começa a chover, a mudança no asfalto da estrada que de repente fica muito ruim e em outros momentos fica perfeito, o que torna o jogo um pouco mais desafiador para conduzir o carro (principalmente se estiver com um carro rápido e com motor bom) e isso dá uma mudança ótima em um jogo com um objetivo tão claro do que fazer, nas últimas quilometragens o que muda também é que começa a nevar e o jogo muda de aspecto, adicionando neve no terreno e deixando tudo branco.
Jogabilidade
A jogabilidade segue a mesma de qualquer outro jogo de carro, mesmos controles porem a dificuldade maior é em relação ao carro, ele é a sua principal ferramenta, e o que irá fazer com que você consegui “Zerar” o jogo, você precisa tratar bem dele, prestando atenção tanto nas suas próprias necessidades como nas do carro.
A mecânica do jogo é um tanto bugada com relação ao carro, pois você precisa aproveitar bem do espaço do porta-malas e dos bancos de passageiros para conseguir guardar o que você pode usar no futuro, como comida, água, combustível, óleo, armas e peças de reposição.
O jogo também simplifica a parte das peças em relação ao carro, sendo muito menos complexo do que a realidade, mas também entregando peças-chave para fazer ou não o seu carro funcionar. E também dá a devida importância para cada peça do carro, por exemplo: se você esquecer a bateria, o carro não liga, se esquecer algum dos pedais, o carro não acelera ou não dá ré, se esquecer o rádio, você não consegue ligar o rádio, etc.
O jogo disponibiliza uma carroça para você acoplar o carro e carregar mais itens, pode ser útil caso queira trocar de carro e não tem todos os itens necessários, outra coisa que também possível é guinchar um carro com outro, colocando o seu carro bem próximo do carro de trás, então eles irão acoplar e você poderá guinchá-lo.
Procedural / Imprevisibilidade
O jogo tem um mapa gerado de maneira procedural, então cada vez que jogar você terá uma experiência diferente, atualmente o jogo conta com poucas estruturas para aparecer enquanto você explora, mas para uma demo que teoricamente você irá dirigir 50 quilômetros acredito ser o suficiente para mostrar a proposta do jogo.
O que pode acontecer se você não tomar cuidado é acabar batendo o carro em um dos postes do jogo, tanto por descuido ou caso você perca o controle após um dos pneus explodir devido à alta velocidade, principalmente quando você esta no Mustang com o motor V8 e 2 turbos no carro, se isso acontecer pode se preparar para começar a ir buscar as peças vão sair voando e também de dirigir alguns quilômetros sem uma das rodas.
Críticas
Algumas funções do jogo parecem ser apenas de fachada no momento, como a água do radiador, o óleo do motor, e a carga da bateria do carro, estes itens não são essenciais para o carro, por exemplo, você pode rodar o carro com o radiador completo de urina e nada muda, e você pode andar por toda a demo sem gastar 100 ml de óleo do motor.
Resultado da análise de Drive Beyond Horizons
No geral a demo e boa e tem várias horas de conteúdo (cerca de 2 dependendo da velocidade que você fizer as coisas), algo para o futuro e que pode ser feito seria uma maior variedade de carros, mais estruturas para explorar, mais eventos aleatórios que poderiam acontecer conforme você avança, coisas nesse sentido para aumentar a imprevisibilidade.
Outra coisa que poderia ter seriam alguns NPCs não hostis para interagir durante o caminho, algo como no A dusty Trip, algum mercado para trocar peças por dinheiro e comprar peças que você precise. NPCs que dariam missões também seriam algo interessante, há um mundo a se explorar neste conceito.
Algo que notei na minha experiência foi que o jogo demora até começar a ficar desafiador, demorou 1 hora de jogo e eu só tinha encontrado 1 zumbi até então. Acredito que poderia ter acontecido mais coisas nesse meio tempo, algo que acontecesse para usar as armas.
A demo vem com conquistas que, se você se dedicar poucas horas, pode conseguir atingir os 100% sem muito esforço, pois o jogo orienta bem pela descrição das conquistas sobre o que você precisa fazer para conseguir.
Com o que o desenvolvedor mostrou, o jogo se mostrou tendo bastante potencial para o futuro. O multiplayer é bom, mesmo que eu tenha experimentado algumas travadas que acredito ser da minha máquina, ele foi ótimo.