Introdução
Dependendo da sua quantidade de experiência, você pode pular algumas dessas etapas, mas se, por exemplo, você for derrotado por todos os jogadores e não conseguir completar o desafio Art of War Early Economy no ouro, você deve parar de bater com a cabeça na parede e alcançar esse ouro. Você tem treinamento no jogo e, se ainda for incapaz de completá-lo, não há guia ou video no YT que o ajude até que você aprenda como superar o desafio.
Primeiros Passos
Se é sua primeira vez em RTS, você deve começar jogando algumas campanhas apenas para se familiarizar com os controles. Não sei, talvez duas missões. Assista a alguns guias para iniciantes, se quiser. Jogue um pouco mais da campanha e deixe as novidades se fixarem um pouco em sua mente.
Pontos Essenciais
Cinco pontos principais de foco. Estas são as regras de ouro não apenas para AoEIV, não apenas para a franquia, mas para todo o gênero. Você precisa dominá-las 100%, sem exceções.
- Sempre produza Aldeões. Não importa qual seja a situação, não importa se são 10 segundos ou 1 segundo, deixar o Centro da Cidade inativo é sempre um erro.
- Os Aldeões nunca devem ficar ociosos. Há um ícone com eles no canto inferior esquerdo. Use a tecla de atalho para selecionar Aldeões ociosos.
- Você nunca deve ficar limitado pela falta de Casas. O número limite está ficando amarelo? Construa uma Casa. A produção nunca deve parar.
- Use teclas de atalho para recrutar unidades. Cliques do mouse só são permitidos para fazer coisas ocasionais, como melhorias que virão naturalmente, não pense nisso por enquanto.
- Use grupos Ctrl. Você pode começar de forma simples. Ctrl+1 é o seu grupo principal, Ctrl+2 é a sua cavalaria, arqueiros ou cerco. Ctrl+4 são seus edifícios principais de produção de unidades. Quartel, Campo de Tiro, Estábulos. Familiarize-se com como usar Ctrl e Shift ao selecionar unidades. Você nem precisa de guias para AoE4 para isso, todos os RTS fazem isso de maneira semelhante na maioria das vezes.
Um pouco sobre grupos
Ctrl Quanto à seleção de unidades para grupos Ctrl. Clique duplo ou Ctrl+Clique para selecionar todas as unidades/edifícios desse tipo na sua tela. Shift é para selecionar/deselecionar uma unidade/edifício sem desselecionar tudo mais que está selecionado. Quando você seleciona vários tipos de unidades/edifícios, você pode ver o que selecionou na sua interface. E há uma pequena moldura que mostra as teclas de atalho dos subgrupos atualmente disponíveis para você. Por padrão, “Todos” está selecionado, o que fornece uma mistura geralmente inútil de teclas de atalho de todos os subgrupos. Você pode pressionar Tab para alternar entre subgrupos e obter acesso total às teclas de atalho correspondentes. Isso é especialmente útil quando edifícios diferentes são selecionados juntos.
Desafios Art of War
Agora, passando para a próxima parte. No modo para um jogador, há a aba Art of War. Obtenha a medalha de prata nos desafios Early Economy e Basic Combat. Por enquanto, você deve começar cada jogo como foi ensinado em Early Economy. E você deve memorizar o sistema de pedra-papel-tesoura de Basic Combat.
Cavalaria > Arqueiros > Lanceiros > Cavalaria.
Se você ainda não conhece uma ordem de construção adequada e/ou não sabe o que counterar e como, esses dois desafios são absolutamente necessários.
Quando você se sentir natural em RTS, o conhecimento que adquiriu desses dois desafios Art of War deve ser suficiente para vencer a AI difícil. Com alguma experiência, é claro. Onde obtemos essa experiência?
Civilizações
Agora é a hora de escolher sua primeira civilização e começar a aprendê-la.
As civilizações mais amigáveis para iniciantes são os Ingleses, com sua ordem de construção de Longbowman, e os Franceses, com sua ordem de construção de Royal Knight. Isso se deve principalmente ao fato de que eles não têm mecânicas macro únicas, que levam tempo para serem aprendidas até mesmo por jogadores experientes, e também tornam difícil entender como o núcleo do jogo funciona se forem sua primeira facção. Você é livre para decidir, mas eu sugeriria começar com os Ingleses pelo menos por um tempo até entender o jogo em um nível básico. Os Franceses podem ser difíceis para jogadores inexperientes e um tanto enganosos devido à produção mais rápida de aldeões.
Há muitas coisas comuns entre as facções. No entanto, elas ainda são diferentes. Aprender o núcleo do jogo por meio de uma facção é a escolha mais confortável, na minha opinião. Você aprende coisas únicas para a sua civilização e se concentra em dominar o núcleo do jogo. Se você ficar pulando constantemente de uma facção para outra (como um iniciante/noob), não será capaz de descascar camadas de mecânicas únicas de civilização adequadamente para se concentrar em como o jogo e tudo relacionado a cada civilização funciona.
Caminhos de aprendizado adicional
Existem dois caminhos de aprendizado adicional:
- Focar apenas em jogar o jogo, descobrindo por si mesmo, etc.
- Partir diretamente para ordens de construção.
Vamos mergulhar um pouco neles.
- Existem pessoas que não querem pular diretamente para o meta e coisas assim ou apenas querem entender o jogo por conta própria. Isso é ok. Você pode pular as ordens de construção e praticar na AI para reunir experiência de jogo adequada. Produza constantemente trabalhadores, siga os cronogramas do desafio Early Economy, sempre gaste seus recursos (2k+ de algo é inaceitável. Sua economia está subdesenvolvida pela mesma quantidade de recursos acumulados em seu banco). Você sempre pode construir um segundo/terceiro/quarto/quinto edifício de produção para produzir mais unidades e utilizar todos os seus recursos. E nunca se esqueça de construir novos Aldeões.
- Ordem de construção (BO) é um conjunto de instruções e cronogramas de o que, quando e com qual trabalhador fazer. Objetivamente, é a maneira mais eficaz de desenvolvimento econômico para a sua estratégia. Essas são as mesmas coisas que aberturas no xadrez. Se você aprender uma ordem de construção e conseguir executá-la, a AI Difícil provavelmente se tornará imediatamente uma piada para você, e você será capaz de competir com jogadores razoavelmente médios. Se você nunca esquecer de construir Aldeões. Você pode encontrar ordens de construção no YT. O jogo acabou de ser lançado, então a quantidade de BOs é relativamente pequena, mas isso mudará em breve. Assim como plataformas com BOs e guias começarão a aparecer e se desenvolver. Nunca se esqueça de construir Aldeões.
Prioridades de Macro e Micro
Em qualquer RTS, há macro e há micro. Macro tecnicamente significa sua economia, seu grande esquema de coisas, enquanto o micro está relacionado a pequenas manipulações com unidades. Obviamente, na maioria das vezes, o micro acontece durante as batalhas. Eu me concentraria fortemente em aprender macro e tudo relacionado à economia antes de focar no micro. E em aprender como nunca se esquecer de construir Aldeões.
Em RTS, você aprende como fazer macro até que isso esteja na sua memória muscular e você possa se concentrar totalmente no micro.
Nunca se esqueça de construir Aldeões. Pelo menos até ter 80 deles.