Quando se trata de sobreviver a essa terra congelada toda ajuda é bem vinda, e jogar como alguém que teve grandes dificuldades no início, buscando por alguma orientação, eu agora forneço um guia pequeno, mas informativo, sobre como começar e aprender um pouco sobre este mundo.
Então, você pensou por um momento que poderia entrar neste jogo sem precisar de um guia, pensou que poderia simplesmente percorrer e enfrentar facilmente, quão difícil e quão frio esse jogo pode ser?
Bastante difícil e bastante frio.
Então, este pequeno guia ajudará você, talvez, a sobreviver à sua primeira semana e talvez além.
Este guia é para o Frostpunk 1, se quiser saber as Dicas para o frospunk 2 clique aqui neste link.
Como funciona o frostpunk
Você é o líder de uma pequena cidade em um apocalipse frio e repleto de tempestades de gelo, e o seu objetivo é tomar as decisões para manter todos unidos, satisfeitos e vivos para então conseguirem juntos sobreviver mais um dia, você irá escolher como seus cidadãos irão sobreviver pelos dias que virão, e nem todas as escolhas éticas necessariamente serão as melhores para manter todos vivos.
O desenrolar da história tem um script de acontecimentos que são recorrentes nas campanhas do jogo base, aqui estão alguns deles.
Conforme você avança na história principal “Um Novo Lar”, o jogo geralmente se move de acordo com suas escolhas e direções que você dá ao seu povo.
Por exemplo, se você fizer seus habitantes trabalharem ao ar livre com temperaturas abaixo de -30 graus, as pessoas terão congelamentos, o que o levará a tomar decisões médicas no livro de leis.
No entanto, o roteiro ainda se desenrolará se você conseguir contornar certas ações. Em detalhes, você ficará sabendo que as pessoas de Winterhome não resistiram ao frio, provocando inquietação em seu povo por estarem sozinhos nas terras de inverno. Isso acontecerá independentemente de você encontrar Winterhome com seu grupo de exploração, ou se você evitar completamente o local.
Assim, evitar o lugar por causa dos Londrinos pode ser uma escolha inteligente, mas só lhe dará tempo antes que o evento aconteça de qualquer maneira.
- Winterhome “estamos sozinhos” ativando os Londrinos
- Ter que escolher entre Fé ou Ordem
- A temperatura ficando mais fria
- A temperatura caindo rapidamente em direção ao final do jogo
- Refugiados fugindo para sua cidade em busca de ajuda
- A chegada da Tempestade “fim de jogo”
- As terras gélidas desbloqueando locais em ordem específica [não é possível simplesmente ir direto a Cidade Tesla]
Começando
Uma vez que você entrou no jogo, terá 80 pessoas à sua disposição. Seu primeiro movimento geralmente é coletar recursos, mas espere! Lembre-se de que muitos jogadores profissionais e outros que jogam em níveis mais altos do jogo dirão que o início é crucial para começar com o pé direito.
O melhor início que encontrei, e como a maioria dos jogadores dirá, é começar a construir oficinas na aba de tecnologia. Não construa apenas uma, construa duas. Atribua durante a construção a maioria dos trabalhadores para coletar recursos; isso os forçará a construir antes de coletar recursos. Deixe pelo menos 10 engenheiros para trabalhar nas oficinas uma vez construídas. Ao concluí-las, você pode pesquisar qualquer coisa que quiser com taxas de pesquisa superiores a 100%.
Existem escolhas diferentes a serem feitas na pesquisa para a primeira escolha. Eu geralmente escolho Farol ou Coleta Mais Rápida. O raciocínio por trás disso é, é claro, a coleta de recursos mais rápida, e o Farol para obter uma vantagem na exploração das terras geladas. Quando comecei, não via o Farol como uma pesquisa de emergência; com o tempo, você descobrirá que é basicamente como obter recursos gratuitos e, é claro, pessoas.
As pessoas em geral só podem ser encontradas ou vir até você; você não pode criar as suas próprias com famílias ou crianças, etc. As crianças, se você for inteligente, podem ser colocadas para trabalhar com escolhas feitas em trabalho infantil. Apenas lembre-se de que elas comerão tanto quanto os adultos.
Depois de ter feito isso, vá para a aba do seu livro de leis; há algumas boas escolhas iniciais aqui também, mas a mais sábia seria “turno de emergência”. Após ativá-lo, retorne à sua oficina e clique no ícone para ativar o turno de emergência. Quando as leis são ativadas, elas não funcionam automaticamente; algumas só são ativadas quando clicadas nos locais de trabalho, e outras funcionam autonomamente em conjunto com outras leis em geral.
Existem algumas dicas para realmente dar um bom impulso ao cenário, cada uma diferente de acordo com o estilo de cada pessoa. Portanto, abaixo você encontrará algumas dicas com bônus listados ao lado delas, pois obviamente você não pode alcançar todas.
Dicas para o começo
- Construa apenas as duas oficinas no início – Todos os outros edifícios podem ser construídos mais tarde à noite, durante o período de descanso.
- Certifique-se sempre de que sua oficina está pesquisando – O tempo não gasto pesquisando pode prejudicar o final do jogo, onde certas tecnologias podem ser mais benéficas.
- Certifique-se sempre de que as equipes do Farol estão sempre se movimentando, você precisa explorar o máximo possível pois perto do final do jogo você não terá mais aquelas opções disponíveis se não for rápido o suficiente.
- Coloque os postos de coleta posicionados para coletar vários recursos simultaneamente para não precisar recolocá-los depois.
- No livro de leis, escolha “turno de emergência” e, em seguida, escolha “Turnos mais longos” – uma vez concluído, você pode designar um prédio para trabalhar 24 horas completas. Turnos mais longos são autoexplicativos, mas precisam ser definidos por edifício.
- Turnos mais longos são para o trabalho em geral – isso significa que você não está restrito a edifícios, inclui todo tipo de trabalho, como coleta de recursos, plantas de recursos, postos de coleta, oficinas, cozinhas, etc.
- Você tem 4 dias para coletar recursos antes que a temperatura caia – isso não significa que após o dia 4 os recursos não possam ser coletados. Construa postos de coleta que tenham calor ou espere encontrar um “Automatron” nas terras gélidas para realizar o trabalho em áreas frias.
- Não corra para ligar o Gerador – Carvão é como ouro, não o desperdice durante o dia quando ninguém está lá para aproveitá-lo. Ligue-o tarde da noite para manter as pessoas aquecidas e desligue antes do amanhecer.
- Não se apresse em construir abrigos! – As pessoas vão reclamar, e o descontentamento aumentará, mas você não precisará de moradias até que as temperaturas comecem a cair bastante.
- Coloque apenas edifícios essenciais para o calor perto do Gerador – isso se refere principalmente a edifícios relacionados à saúde ou alimentos. O layout da cidade é mais importante para os objetivos finais, desde que você pesquise de maneira eficaz.
Transição entre o Early e o Mid Game
Tenha cuidado para não demorar muito para transacionar dos recursos que estão espalhados pelo mapa para recursos mais abundantes, faça as pesquisas de serraria, e as duas opções para extração de carvão para não cair nessa armadilha de esgotar os recursos antes de ter essas construções prontas, e o mesmo vale para o futuro.
Se planeja com antecedência
Bastante simples, na verdade. Se você tem um plano sobre como construir sua cidade e sobreviver ao clima frio, DEVE aderir a ele!
Em primeiro lugar, a coisa mais importante seria a pesquisa realizada através do workshop. Tenha uma ideia inicial da sua cidade e trabalhe a partir daí. Vou usar um exemplo para lhe dar uma ideia…
- Como vamos gerar calor – Gerador/Steamhubs/Aquecedores [ou todos os três]
- Como vamos gerar comida – Cabanas de caça/Estufas/Postos avançados [ou todos os três]
- Como vamos gerar madeira – Serrarias/Brocas de parede/Postos avançados [ou todos os três]
- Como vamos gerar carvão – Coleta/Coletor de carvão/Postos avançados [ou todos os três]
- Como vamos gerar aço – Coleta/Siderúrgicas/Postos avançados [ou todos os três]
Fazer combinações desses métodos ao mesmo tempo pode levar a desastres. Portanto, é melhor aderir a um método e aprimorá-lo, isso economizará tempo de pesquisa e recursos preciosos que seriam desperdiçados em coisas desnecessárias.
Por exemplo, considere este layout para uma cidade:
- Como vamos gerar calor – Apenas Gerador/Steamhubs (o Gerador não tem melhorias de alcance)
- Como vamos gerar comida – Apenas Estufas
- Como vamos gerar madeira – Apenas Brocas de parede
- Como vamos gerar carvão – Apenas Coletor de carvão/Postos avançados
- Como vamos gerar aço – Apenas Siderúrgicas
Como diz o velho ditado: “Quem muito abraça pouco aperta!”
Layout da Cidade
Por último, chegamos ao layout da cidade. Eu diria que a cidade seria melhor organizada de acordo com como sua composição se encaixa nela.
Muitos fatores influenciam o design da cidade a curto e longo prazo. Inicialmente, se você estiver usando Siderúrgicas, estas são construídas nos arredores da cratera e exigirão steamhubs ou aquecedores para se manterem aquecidas durante o trabalho. A longo prazo, você pode usar Autômatos para operá-las e não precisará mais de calor para operar.
Edifícios que precisarão ser construídos próximos ao gerador seriam Estufas e Edifícios Médicos, desde que você não esteja aumentando o alcance do gerador.
Edifícios que serão deixados para enfrentar os elementos no final do jogo serão de produção de recursos, como Brocas de Parede, Siderúrgicas e Coletadores de Carvão, que esperamos estar operados por Autômatos quando a tempestade atingir. Se você acumulou recursos suficientes de qualquer maneira, qualquer coisa que seja desativada durante a tempestade não será um problema.
Dicas
- Estoque o máximo de comida possível.
- Uma Cozinha Central é suficiente… ponto final!
- Estufas funcionarão durante a tempestade se forem aquecidas adequadamente, os edifícios de caça não operarão durante a tempestade.
- Crie distritos/zonas em toda a sua cidade – Saúde, Produção, Armazenamento, Alimentos, Zonas frias.